News details

Read the full story here

Em assembleia de campanha salarial, EMS mantém prática de intimidação

Na madrugada de hoje (03 de abril), o Sindicato Químicos Unificados fez assembleia com os trabalhadores da EMS Farmacêutica, em Hortolândia, para informar sobre as negociações com a patronal referentes à campanha salarial 2014 do setor farmacêutico.

E para convocar para participação na assembleia geral da categoria no domingo (06 de abril) que irá avaliar e tomar decisões sobre a proposta patronal.

Assembleia na EMS Farmacêutica, em Hortolândia na manhã de hoje (03 de abril), da campanha salarial 2014
Assembleia na EMS Farmacêutica, em Hortolândia na manhã de hoje (03 de abril), da campanha salarial 2014

Além das reivindicações gerais, foram também abordadas as questões específicas sobre problemas existentes na farmacêutica como jornada de trabalho, pressão por produção e horas extras, assédio moral e condições de trabalho que são riscos a doenças ocupacionais como por exemplo Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort), entre outras.

A EMS tem cerca de 2.500 trabalhadores.

A cotidiana intimidação

A cotidiana intimidação e repressão são origens de constantes reclamações dos trabalhadores sobre o tratamento e condições de trabalho que estão submetidos na farmacêutica.

E na assembleia de hoje não foi diferente. Para tentar intimidar e forçar os trabalhadores a não se reunirem com o sindicato, seguranças e gerências, de forma acintosa, fotografavam (imagem acima) aqueles que paravam para ouvir a assembleia. Foi uma atitude inútil, além de grotesca e agressiva à lei que garante a plena liberdade de organização sindical, pois os trabalhadores pararam espontaneamente e ouviram as informações que eram do interesse de seus direitos. Direitos que, por sinal, a EMS não se constrange em burlar.


A proposta patronal

Entre outros pontos negociados na campanha salarial 2014, nas negociações realizadas em 28 de março, em São Paulo, a patronal propôs 7% de reajuste salarial, índice que se divide em aproximadamente 5,5% de reposição da inflação (o número oficial será divulgado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE no dia 10), mais 1,5% de aumento real.

SIGA ESTE ENDEREÇO para conhecer a proposta patronal na íntegra.

Assembleia decidirá

Para que as trabalhadoras e trabalhadores do setor farmacêutico decidam sobre os rumos da campanha salarial haverá assembleia na Regional Osasco no dia 04 de abril e nas regionais Campinas/Vinhedo no dia 06 de abril.

SIGA ESTE ENDEREÇO para ler mais sobre estas assembleias.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco