News details

Read the full story here

Campanha salarial 2015: Mobilização segue firme nas fábricas

Xx

As lutas pela campanha salarial 2015 seguem firmes nas fábricas das regionais Campinas e Osasco do Sindicato Químicos Unificados. A mobilização responde à decisão das trabalhadoras e trabalhadores tomada nas assembleias realizadas no dia 23/10 e 25/10 em Osasco e Campinas. Nelas, ficou definido que a proposta patronal de reposição da inflação e manutenção das cláusulas sociais seria aceita como patamar mínimo para a convenção coletiva, que tem data base em 01 de novembro, mas que haveria continuidade da pressão por aumento real e conquista das reivindicações específicas.

A inflação no período 01 de novembro de 2014 a 31 de outubro de 2015 está projetada em 9,98%, com divulgação oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 07 de novembro.

Trabalhadores votam e aprovam proposta na Regional Campinas, em assembleia hoje (25)

SIGA ESTE ENDEREÇO para ver fotos e ler o texto sobre as assembleias (foto acima) e a proposta patronal.
As mobilizações na semana

Além das reivindicações gerais da categoria na campanha salarial 2015, também foram debatidos problemas específicos em cada empresa e que precisam ser resolvidos.

Mexichem

Na Mexichem Brasil (ex-Amanco), em Sumaré, os trabalhadores votaram unanimemente (foto acima) pela recusa em assinar o acordo de participação nos lucros e resultados (PLR), pois a multinacional mexicana se recusa a negociar e quer impor e fazer valer a sua proposta, as suas condições, de forma unilateral. É também reivindicado o fim do assédio moral e das constantes advertências. A Mexichem tem perto de 400 trabalhadores em Sumaré.

Sherwin-Williams

Na Sherwin-Williams Brasil (foto acima), em Sumaré, são reivindicados a efetiva implantação do plano de cargos e salários; o fim da prática contrária à legislação de obrigar o trabalhador a ir para a empresa mesmo quando sofre acidente do trabalho; solucionar problemas no jantar do terceiro turno; e o fim do assédio moral. Na Sherwin-Williams Brasil, multinacional norte-americana, há cerca de 300 trabalhadores.

Natura

Na Natura (foto acima), localizada em Cajamar e que produz cosméticos, perfumaria e artigos para cuidados pessoais, foi entregue um jornal específico para as trabalhadoras e trabalhadores da empresa com orientações sobre seus direitos e a necessidade da luta para que eles sejam respeitados pela empresa.

Outras empresas

Fotos de assembleias realizadas em outras indústrias químicas na base territorial do Unificados:

Assembleia na Sinter Futura Ltda, em Monte Mor
Assembleia na Sinter Futura Ltda, em Monte Mor
Assembleia na HidroAll do Brasil Ltda, em Valinhos
Assembleia na HidroAll do Brasil Ltda, em Valinhos

LEIA TAMBÉM

Assista vídeo de debate sobre “115 Anos da Fotografia Cubana”, realizado na Regional Campinas do Unificados, com o fotógrafo cubano Mario Diaz

SIGA ESTE ENDEREÇO para assistir o vídeo.

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados

Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco