News details

Read the full story here

Trabalhadores aprovam reposição da inflação (10%) como patamar mínimo. Mas, a luta continua

xx

Em assembleia da campanha salarial 2015 (foto de cima Campinas e abaixo Osasco), os(as) trabalhadores(as) químicos(as) aprovaram aceitar como patamar mínimo a proposta patronal de reposição do índice de inflação e da manutenção de todas cláusulas sociais na convenção coletiva da categoria, que tem data base em 01 de novembro. As assembleias no Sindicato Químicos Unificados foram realizadas na sexta-feira (23) às 18h na sede da Regional Osasco e hoje (25), às 10h, no Centro de Formação e Lazer (Cefol) da Regional Campinas.

Trabalhadores votam e aprovam proposta na Regional Campinas, em assembleia hoje (25)
Trabalhadores votam e aprovam proposta na Regional Campinas, em assembleia hoje (25)

O índice da inflação nos últimos doze meses é previsto para cerca de 10%. A previsão em números exatos é de 9,98%, com possível variação para pouco mais/pouco menos. Ele é medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e deverá ser divulgado no dia 07 de novembro. A campanha salarial dos químicos tem como base o período de 01 de novembro de 2014 a 31 de outubro de 2015.

Trabalhadores votam e aprovam proposta na Regional Osasco, em assembleia sexta-feira (23)
Trabalhadores votam e aprovam proposta na Regional Osasco, em assembleia sexta-feira (23)

No entanto, ainda conforme decisão nas assembleias, nas fábricas nas quais os trabalhadores se mantiverem mobilizados haverá continuidade da luta, e das assembleias, por aumento real nos salários, por valor maior na participação nos lucros e resultados (PLR) e pelo atendimento das reivindicações específicas entregues a cada empresa.

Ainda pela proposta patronal analisada na assembleia, a participação nos lucros e resultados (PLR) será no valor mínimo de R$ 930,00 nas empresas com até 49 trabalhadores e de R$ 1.030,00 nas com 50 ou mais.

Arlei Medeiros, dirigente do Unificados e da Intersindical na assembleia em Campinas
Arlei Medeiros, dirigente do Unificados e da Intersindical na assembleia em Campinas
Nilza Pereira, dirigente do Unificados, na assembleia na Regional Osasco
Nilza Pereira, dirigente do Unificados, na assembleia na Regional Osasco

Quadro econômico e político do país

Também foram, debatidas, antes da votação da proposta, o atual quadro econômico e político do país e do internacional. E o uso que a patronal, o governo e a mídia (imprensa, tvs, rádios, internet…) fazem da crise como pretexto para atacar e reduzir direitos da classe trabalhadora, tais como a liberação geral da terceirização, as aposentadorias, a redução da jornada com redução nos salários e o ajuste fiscal, entre outros. E apresentado um vídeo (fotos abaixo) com a atuação do Unificados nas manifestações em defesa destes direitos.

“Campanha mais difícil desde 2008”

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) afirma que as campanhas salariais em 2015 são as “mais difíceis desde 2008” em razão da crise econômica nacional e internacional, instalada mundialmente há sete anos.
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que no primeiro trimestre do ano (o último publicado) 11% das categorias em campanha salarial tiveram reajuste salarial abaixo da inflação oficial. Outras tiveram proposta de reajuste salarial dividido em duas parcelas.

Atualmente, os bancários estão em greve desde 06 de outubro em razão de os banqueiros proporem um aumento de 5,7% contra a inflação de aproximadamente 10%. Ou seja, uma perda salarial de 4,3%.

No setor químico, inicialmente patronal queria reduzir direitos

No meio da crise econômica e política, a patronal do setor químico propôs inicialmente um reajuste abaixo do índice inflacionário e o corte de direitos sociais na convenção coletiva da categoria, a vigorar a partir de 01 de novembro.

Com o endurecimento dos dirigentes sindicais, os representantes das indústrias químicas aceitaram repor a inflação em sua totalidade e manter todas as cláusulas sociais.

OBS: As fotos que acompanham este texto foram editadas para evitar a identificação dos trabalhadores.

LEIA TAMBÉM

Palestra sobre “115 Anos da Fotografia Cubana” e debate com Mario Diaz, na Regional Campinas do Unificados (avenida Barão de Itapura, 2022), dia 27 (terça-feira), com início às 19 horas

SIGA ESTE ENDEREÇO para ler a matéria completa.

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados

Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco