News details

Read the full story here

31 DE MAIO: Data final de sindicalização para receber cheque devolução/repasse

Todos os anos, o Sindicato Químicos Unificados faz a devolução do imposto sindical e a transferência da taxa negocial para os(as) sindicalizados(as). O imposto sindical é o chamado “dia do governo”, quando no mês de março o valor correspondente a um dia de trabalho é descontado de seu holerite. Deste valor, 60% chegam ao sindicato. A taxa negocial é um valor equivalente a 9% do salário do trabalhador que as empresas recolhem ao sindicato por ocasião da campanha salarial.

Em 2014, limite de sindicalização é
31 de maio em Campinas, Osasco e Vinhedo

Preparar a devolução do imposto sindical e o repasse da taxa negocial exige um extenso trabalho burocrático.

Primeiro, é preciso aguardar que a Caixa Econômica Federal entregue as listas dos nomes dos trabalhadores que tiveram o imposto sindical descontado e deposite os valores na conta do sindicato. Isso ocorre entre os meses junho e julho de cada ano.

Depois, é também preciso aguardar que as empresas forneçam listagens com os nomes dos trabalhadores e recolha os valores ao sindicato.

Finalmente, é preciso preparar a documentação interna no Unificados e preencher milhares de cheques.

Por esta razão, é necessário que haja uma antecedência para que se tenha definidos os nomes dos(as) sindicalizados(as) que irão receber o cheque de devolução/repasse.

Para cumprir este calendário, é então necessário estabelecer a data final de 31 de maio próximo como prazo para que o Unificados tenha cadastrado os(as) sindicalizados(as) que deverão receber o cheque no mês de setembro.

Sindicalize-se já!

Assim, não perca tempo e faça já sua sindicalização. Você pode procurar um dirigente sindical na porta da empresa em que trabalha ou ir à sede das regionais Campinas, Osasco e Vinhedo ou às subsedes.

Você pode também fazer diretamente pela internet, no site do Unificados. Para preencher eletronicamente sua ficha de inscrição SIGA ESTE ENDEREÇO.

Entenda o imposto sindical e a taxa negocial

* Imposto sindical – É aquele valor corresponde a um dia de trabalho que é descontado obrigatoriamente no holerite, no mês de março, independente da vontade do trabalhador. Ele foi criado em 1937, pelo então ditador Getúlio Vargas e também é conhecido como o “dia do governo”.

Do total (100%) arrecadado, 5% vão para a confederação da categoria, 10% para o ministério do Trabalho, 10% para a central sindical, 15% para a federação e ao sindicato chega o restante 60%. Por essa razão, o Unificados pode devolver ao trabalhador 60% do valor do imposto sindical que lhe foi descontado, que é o que realmente chega até ele.

* Taxa negocial – Ela teve origem em uma proposta feita pela patronal na campanha salarial de 2004, imediatamente recusada pelo Unificados, mas aceita por todos os demais sindicatos.

Desde então, todos os anos, quando da assinatura do acordo coletivo, os patrões recolhem aos sindicatos 9% do valor do salário do trabalhador. Nenhum centavo é descontado dos (as) trabalhadores (as). Esse recolhimento é feito pelas empresas em três parcelas – dezembro, março e maio.

Trabalhadores decidiram em plebiscito

Quando surgiu a proposta da taxa negocial, em 2004, o Unificados fez um plebiscito sobre a questão junto aos(às) sindicalizados(as) para que manifestassem sua opinião e como a entidade deveria proceder. 83% votaram que ela deveria ser recebida e que o destino do dinheiro seria decidido em assembleias da categoria.

Nas diversas assembleias realizadas desde então, os(as) trabalhadores(as), da forma mais democrática e transparente possível, decidiram que ela deveria ser repassada aos(às) sindicalizados(as) – afinal, os(as) sindicalizados(as) já contribuem mensalmente para a manutenção das lutas e da organização do sindicato. E que o valor restante teria que ser utilizado tão somente em investimentos em lazer e formação política. Nunca na sustentação das lutas e da manutenção do próprio sindicato, justamente para evitar a dependência política e econômica.

As assembleias também decidiram que, em cada fábrica, o valor do repasse seria exatamente igual para todos sindicalizados (as). Assim, o montante pago ao Unificados por cada empresa é dividido em partes exatamente iguais entre todos que têm direito ao repasse.

O Unificados é o único sindicato que faz a transferência da taxa negocial aos(às) sindicalizados(as).

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco