News details

Read the full story here

Entidades apontam medidas contra contaminação por lâmpada de mercúrio

Lâmpadas fluorescentes, com mercúrio nos componentes
Lâmpadas fluorescentes, com mercúrio nos componentes

Reconhecido mundialmente como um metal extremamente tóxico, o mercúrio tem causado, ao longo dos séculos, tragédias para a humanidade causando mortes e lesões irreversíveis, muitas das quais incapacitantes e de extrema gravidade. Ele tem provocado sérios problemas de ordem ambiental e de saúde pública, sobretudo à saúde dos trabalhadores. Elevadas concentrações podem ser fatais ao organismo humano e mesmo doses baixas têm causado efeitos adversos ao sistema nervoso central, renal, cardiovascular, imunológico, reprodutivo e outros.

No Brasil não existe legislação específica que abarca os diversos aspectos, de modo a prevenir os riscos advindos do uso de mercúrio em lâmpadas. Entretanto, existem fundamentos legais que dão embasamento para se estabelecer padronizações de procedimentos e exigências. Também não existe determinação legal da quantidade de mercúrio que deve ser utilizada, por tipo de lâmpada, de modo a reduzir os riscos para a vida.

Para suprir esta lacuna, a coordenadora do Programa Nacional de Mercúrio, do Ministério do Trabalho e Emprego/Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, convidou diversas entidades representativas da área governamental e da sociedade para discutir e elaborar um documento em comum acordo. Este documento, aqui divulgado, aborda todos os aspectos preventivos aos riscos relacionados à fabricação, importação e exportação, uso, transporte, descarte, coleta, reciclagem e disposição final de lâmpadas com mercúrio e dar encaminhamentos ao mesmo.

O Sindicato Químicos Unificados e a Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq) integraram o grupo de entidades e órgãos governamentais que, ao longo de dois anos, debate a questão e que apresenta o “DOCUMENTO DE RECOMENDAÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, RELATIVAS ÀS LÂMPADAS COM MERCÚRIO”.

Leia o documento

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco