News details

Read the full story here

Máquinas e equipamentos da Flakepet.

Os(as) trabalhadores(as) da Flakepet, em Itapevi, juntamente com a Regional de Osasco do Sindicato Químicos Unificados, conseguiram uma grande vitória contra o patrão explorador quando o Juiz do Trabalho de Cotia, no dia 05 de março de 2004, concedeu liminar de arresto sobre todas as máquinas, equipamentos e do imóvel da empresa Flakepet, em Itapevi. Esse pedido foi feito pela Secretaria do Jurídico dos Unificados. Agora, com esta medida, a empresa não poderá vender, transferir ou tirar nenhum equipamento de seu interior, e nem mesmo vender o imóvel, o que concretamente abre caminho para que os trabalhadores finalmente possam vir a receber os direitos que lhe são devidos pelos patrões. Oficiais de Justiça fizeram cumprir essa liminar às 10 horas do dia 8 de março.

 

Desde o dia 20 de outubro os donos da Flakepet haviam abandonado a fábrica, e os trabalhadores, após uma longa história de exploração e descumprimento dos direitos trabalhistas. Nesse quadro, no dia 9 de dezembro, em assembléia realizada juntamente com o Sindicato Químicos Unificados, os 143 trabalhadores decidiram por ocupar a fábrica. A desocupação foi conseguida pelo proprietário do terreno sobre o qual esta erguida a Flakepet, por meio de um pedido de reintegração de posse que foi concedida pela Justiça no dia 2 de março último.

 

O arresto garante aos trabalhadores todos os bens da empresa. Isto beneficia tanto os trabalhadores que abriram processo com advogado particular como os que abriram processo com os advogados do sindicato. Todos agora têm a garantia de que os donos da Flakepet não poderão fazer como muitos outros patrões já fizeram: na calada da noite, ou durante um final de semana, levar todas as máquinas e equipamentos embora. Ou como em outras vezes, o trabalhador entra com processo na Justiça, vence, e quando vai receber a empresa já vendeu as máquinas ou já mudou para outro local, dificultando (e às vezes até impedindo) o recebimento dos direitos.

 

Para maiores esclarecimentos, favor entrar em contato com a Regional de Osasco do Sindicato Químicos Unificados (fone 011-3608.5411 e e-mail plasquiluta@uol.com.br) ou com a Assessoria Jurídica do sindicato.

 

19/dezembro/2003

 

143 trabalhadores ocupam a FlakePet, em Itapevi, na defesa do emprego e direitos

 

Os(as) 143 trabalhadores(as) da FlakePet Tecnologia em Reciclagem Ltda. ocuparam a fábrica, localizada no município de Itapevi, no dia 9 de dezembro. A decisão pela ocupação ocorreu em assembléia após ato em defesa dos direitos e do emprego realizado na empresa com a presença do Sindicato Químicos Unificados – Campinas, Osasco e Vinhedo e apoio de representantes de outras duas empresas ocupadas por trabalhadores e de vereadores da região, além de sindicatos de outras categorias. A FlakePet está situada na Estrada Velha Real de Itu, 720, bairro Ambuita, em Itapevi-SP.

 

A empresa, desde o dia 20 de outubro, paralisou a produção e mandou que os funcionários esperassem em casa um comunicado para retornarem ao trabalho. A alegação da direção da empresa é de que existem problemas na divisão entre os sócios para retomada das atividades.

 

O que a princípio seriam alguns dias de suspensão da produção, transformou-se numa situação de total insegurança e indefinição para os trabalhadores: todos estão com os pagamentos em atraso, a empresa não depositou o FGTS dos últimos meses e não quitou o 13º salário. Os trabalhadores foram abandonados como se fossem meros objetos, assim como a fábrica e os equipamentos.

 

Por duas vezes o sindicato tentou negociar na Delegacia Regional do Trabalho de Osasco (DRT) os pagamentos em atraso e a retomada da produção, mas os patrões não compareceram. Visando garantir seus direitos e os empregos, os funcionários decidiram ocupar a fábrica e, posteriormente, retomaram a produção.

 

A organização dos trabalhadores, em conjunto com o sindicato, tem buscado apoio à iniciativa em todas as instâncias possíveis. No dia 16 de dezembro a comissão de trabalhadores da FlakePet e o sindicato fizeram uma reunião com a prefeita de Itapevi, que se mostrou solidária com a situação dos mesmos, dispondo, inclusive, de uma Kombi para transportar parte dos trabalhadores nos horários de entrada e saída da fábrica.

 

Em ato realizado no dia 17 de dezembro em frente à estação de Itapevi, os trabalhadores da FlakePet divulgaram publicamente a situação da empresa e pediram o apoio da população, o que consideram extremamente importante.

 

Estiveram presentes no ato, além dos Químicos Unificados, vereadores da região de Osasco e Itapevi, trabalhadores da comissão de fábrica das empresas Cipla/Interfibra/Flaskô (também ocupadas por seus trabalhadores), e representantes de sindicatos de outras categorias solidários à mobilização.

 

É inaceitável a atitude do patrão da FlakePet, visto que a empresa está em plenas condições de funcionamento e seus funcionários dispostos a trabalhar. A sociedade não pode permitir que, mais uma vez, homens e mulheres percam seus postos de trabalho aumentando assim, ainda mais, o grande exército de desempregados existente no país.

 

Exigimos a preservação do emprego, salário e direitos de todos os(as) trabalhadores (as) da FlakePet, e fazemos um chamado de participação àqueles que se solidarizam e se somam a esta luta.

 

Para maiores informações, telefonar para a Regional de Osasco do Sindicato Químicos Unificados, nº (11) 3608.5411, e falar com Givanildo na Secretaria de Administração ou com KaKá na Secretaria de Imprensa e Comunicação, ou enviar e-mail para plasquiluta@uol.com.br

 

Veja também:

 

Carta aberta à população, das Trabalhadoras e Trabalhadores da Flakepet
Álbum de fotos 

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco