News details

Read the full story here

Regional Osasco convoca todos à luta contra práticas antissindicais da Natura

 

Nas últimas semanas, a Natura Cosméticos, em Cajamar, tem insistentemente tentado impedir os trabalhadores de ter acesso às informações do sindicato sobre as negociações da Participação de Lucros e Resultados (PLR), apelando inclusive para o uso da força policial.
Para reverter essa situação, a Regional Osasco do Sindicato Químicos Unificados convoca sindicatos e movimentos sociais a enviar uma moção de repúdio aos responsáveis pela área de Recursos Humanos da Natura, com cópia para o sindicato.
Também foi criada uma petição online, que você pode assinar acessando este link:
[Download não encontrado.] para fazer download da moção de repúdio à Natura

E-mails RH Natura

* Hélio Ribeiro: helioribeiro@natura.net
* Adilson Ambrosino: adilsonambrosino@natura.net
* Com cópia para Sindicato Químicos Unificados: plasquiluta@uol.com.br
Em carta, a Regional Osasco conta a
história de praticas antissindicais da Natura
Companheiros e companheiras,

O Sindicato Químicos Unificados repudia as práticas antissindicais da Natura, empresa brasileira de cosméticos, em Cajamar. Após o sindicato realizar assembleias com os trabalhadores dos três turnos da empresa, nos dias 15/02, 20/02 e 21/02, a Natura passou a uma ofensiva repressiva contra os trabalhadores e a entidade (http://migre.me/ip7lC).

As assembleias foram uma resposta dos trabalhadores à negativa da empresa em negociar o pagamento integral da Participação nos Lucros ou Resultado 2013. A Natura informou que não atingiu a meta sob responsabilidade da empresa, que representa 30% do valor da PLR dos trabalhadores operacionais e 50% da dos trabalhadores do administrativo.

Após a primeira assembleia realizada com o 3° turno, e para tentar evitar uma reação dos trabalhadores, a empresa decidiu pagar 15% e não abriu negociação. Os trabalhadores descontentes com os 15% passaram a reivindicar pagamento integral.

Durante assembleia do 3º turno a empresa impediu que os trabalhadores presentes utilizassem o banheiro, mas voltou atrás após a denúncia do sindicato no caminhão de som.

Na semana do dia 24/02/2014 os gerentes, segundo diversas denúncias, fizeram reuniões com os trabalhadores ameaçando com punições, descontos das horas da assembleia e ameaças de demissões.

Na mesma semana do dia 24/02, quando o sindicato foi entregar um jornal informativo aos trabalhadores, a empresa orientou os motoristas dos ônibus fretados da empresa Orion a não abrirem a porta para os dirigentes sindicais conversarem com os trabalhadores e a continuar dirigindo sem parar, mesmo com os dirigentes sindicais à sua frente (http://migre.me/ip7sJ).

Além de impedir o contato direto dos dirigentes sindicais com os trabalhadores a Natura chamou a Polícia Militar, Policia Rodoviária e a Guarda Municipal de Cajamar para reprimir a ação do sindicato. O sargento responsável pela operação afirmou categoricamente que houve reunião entre os representantes da Natura com o comandante da Policia Rodoviária, para impedir o acesso do sindicato aos trabalhadores.

Solicitamos às entidades que enviem uma moção de repudio às práticas antissindicais da Natura para os seguintes e-mail dos representantes da empresa e com cópia para o e-mail do sindicato.


TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco