News details

Read the full story here

Unificados e Atesq em debate sobre controle social e saúde do trabalhador, na Fiocruz/RJ

O controle social e a importância do nexo coletivo para a saúde do trabalhador é o tema do próximo Centro de Estudos Miguel Murat, no dia 16 de abril. O encontro contará com a presença dos palestrantes Heleno Corrêa Filho, professor da Unicamp, Antônio de Marco Rasteiro, coordenador-geral da Associação dos trabalhadores expostos a substâncias químicas, e Glória Nozella, representante do Sindicato de Químicos Unificados, regional de Campinas. A coordenação do evento ficará a cargo do pesquisador da Escola, Francisco Pedra. A atividade está marcada para as 14 horas, no salão internacional, e é aberta a todos os interessados.

A falta de acesso e inadequação dos espaços físicos, a ausência de definição de fluxos e rotinas para atendimentos e encaminhamentos, o desabastecimento de medicamentos, materiais e insumos para a execução dos serviços, além da deficiência das equipes de trabalho e a falta de investimento numa política de desenvolvimento da saúde dos trabalhadores. Essas são questões que afetam os trabalhadores usuários dos serviços públicos e serão tratadas no Ceensp. Muitas vezes, o serviço não se importa com as pessoas que chegam em busca de ajuda para resolver um problema de saúde, de trabalho ou previdenciário. Os trabalhadores e usuários, por sua vez, sentem o resultado de um modelo de assistência em que o direito do cidadão à saúde e às condições dignas de trabalho competem com os interesses de mercado.

Sobre o Ceensp

O Centro de Estudos Miguel Murat (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Fonte: Texto Fiocruz

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados