News details

Read the full story here
comuna-de-paris-pag-6

18 de março: A Comuna de Paris e a luta dos trabalhadores

Dia 18 de março marca a experiência histórica da luta dos trabalhadores parisienses e esse ano completa 150 anos. A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, durou 72 dias, de 18 de março a 28 de maio de 1871.

Em semanas, a Comuna de Paris introduziu reformas sociais e políticas radicais, as dez principais foram: 1. O trabalho noturno foi extinto; 2. Oficinas que estavam fechadas foram reabertas para que cooperativas fossem instaladas; 3. Residências vazias foram desapropriadas e reocupadas; 4. Os salários dos funcionários e membros do governo, foram igualados aos salários dos operários; 5. Em cada residência oficial foi instalado um comitê para organizar a ocupação de moradias; 6. Todos os descontos nos salários foram abolidos; 7. A jornada de trabalho foi reduzida, e chegou-se a propor a jornada de oito horas; 8. Os sindicatos foram legalizados; 9. Instituiu-se a igualdade entre os sexos; 10. Projetou-se a gestão operária das fábricas.

As medidas adotadas durante a Comuna de Paris, mantém uma atualidade impressionante, ainda mais atualmente. Estamos passando por uma grave pandemia, que no Brasil, já matou mais de 300 mil pessoas, junta-se a isso, uma grave crise econômica com aumento do desemprego, aumento dos preços de produtos básicos e não há nenhuma iniciativa do governo federal em socorrer os trabalhadores, como vacina para todos, garantia de emprego e renda. (Por Paulo Soares Correia, assessor Sindicato Químicos Unificados)

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco