News details

Read the full story here
IMG_20190206_073427632_HDR

Alta demanda do agronegócio pressiona trabalhadores

Que a demanda do agronegócio está em alta todo mundo sabe. Os números não mentem: segundo a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária), o Valor Bruto da Produção atingirá esse ano R$ 728,6 bilhões, aumento de 11,8% sobre 2019, maior cifra em reais da história do setor. Com esse cenário, as empresas de insumo do agronegócio em Paulínia pressionam os trabalhadores e exigem um ritmo acelerado de produção.

A Heringer, além de não respeitar o pagamento dos valores mínimos de PLR estabelecidos na Convenção Coletiva, agora quer mudar a jornada de trabalho. A direção comunicou para os trabalhadores, que não foram consultados, que a partir desse final de semana a jornada passará de segunda a sábado e não mais de segunda a sexta-feira. Dessa forma, a empresa não pagará hora-extra como estava fazendo até o momento.

“As pessoas serão obrigadas a trabalharem no sábado, tendo apenas o domingo como descanso. Com isso, a empresa precariza a vida social dos trabalhadores. Além disso, retira o direito do trabalhador de ganhar a hora-extra. A empresa só ataca dos direitos”, afirma André Alves, dirigente do Sindicato Químicos Unificados – Regional Campinas.

Segundo Alves, o sindicato não foi consultado para essa mudança de jornada. A empresa apenas colocou no quadro de aviso o comunicado para os trabalhadores sobre a mudança na jornada de trabalho.

Antiga Tagma
A Univar Solutions (antiga Tagma), em Paulínia, também pressiona os trabalhadores para aumentar o ritmo de produção. Depois que a multinacional norte-americana assumiu a empresa em 2017, houve mudanças nos benefícios e no funcionamento da empresa. Agora, o Sindicato recebe várias reclamações de pressão da chefia para aumentar a produção.

“Já fizemos uma vez paralisação na Tagma, agora é a hora dos trabalhadores se unirem ao Sindicato para defender seus direitos. Por isso, trabalhador, denuncie desmandos, que nós iremos tomar todas as medidas cabíveis e necessárias”, afirma Alves.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados