News details

Read the full story here
Valinhos-Macuco

Trabalhadores: Não assinem acordos individuais!

A Silgan Dispensing, que atua nos mercados de beleza, cosméticos e fragrâncias em Valinhos, quer impor jornada de trabalho 3×2 e 2×3, que é uma escala de 12 horas em que alterna 2 e 3 dias de trabalho por 12 horas e folga 2 ou 3 dias. Sindicato entende que não é saudável para o trabalhador e, por isso, não concorda em assinar esse tipo de jornada.

O Sindicato apresentou proposta, que foi recusada pela empresa, da implantação de 5 turnos. Com a quinta turma, os trabalhadores tem uma vida digna de convívio com a família e o descanso necessário para exercer a atividade com saúde.

O pior tipo de jornada de trabalho em turno que mais afeta física e mentalmente os trabalhadores são as jornadas de turno fixo, principalmente a jornada noturna, conforme atestam pesquisas nacionais e internacionais.

A empresa alega que os trabalhadores concordam com essa jornada de 3×2 e 2×3. No entanto, a pesquisa não foi anônima e democrática, porque chamou individualmente cada trabalhador e trabalhadora e perguntou na frente do gerente se aceitariam ou não. Nós sabemos que a maioria não concorda com essa jornada.

O sindicato orienta os trabalhadores a não assinarem nenhum acordo individual com a empresa. Não é correta a maneira como a Silgan está impondo uma jornada que prejudica a saúde e o bem estar dos trabalhadores e trabalhadoras.

Vitória
A empresa ainda quis tirar dois dias das férias dos trabalhadores, mas o Sindicato está atento! Muitos saíram de férias e a empresa não queria descontar os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, alegando que não eram férias coletivas e sim férias normais. O departamento jurídico do sindicato ligou para a empresa e ela foi obrigada a descontar esses dois dias. Portanto, os trabalhadores que iriam voltar no dia 4 de janeiro, agora voltarão no dia 6 de janeiro.

Somente com luta mudamos a vida! Participe, fique junto com o Sindicato para lutar pelos seus direitos!

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados

Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco