News details

Read the full story here
SUS

Não à privatização do SUS!

Em meio à pior pandemia já vista, o governo genocida de Bolsonaro assina decreto como uma das primeiras medidas rumo ao processo de privatização do SUS (Sistema Único de Saúde). Essa política de morte já trocou três ministros da saúde e hoje no comando está um general do Exército que não tem qualquer conhecimento na área. É apenas um capacho, que diz amém aos desmandos do presidente. Postura clara para sucatear o SUS.

Prova desse projeto genocida é que já matou quase 158 mil pessoas e contaminou mais de 5,4 milhões pelo novo coronavírus. O decreto Nº 10.530, publicado em 26/10/2020, autoriza estudos de alternativas para transferir à iniciativa privada a administração de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos estados, Distrito Federal e municípios. São justamente nessas unidades de medidas de atenção básica, que as pessoas buscam em primeiro lugar e, na pandemia, permitem identificar os sintomas da covid-19.

Privatizar ou terceirizar essas unidades é impedir o acesso das pessoas da forma como funciona hoje, que é universal. Ou seja, qualquer pessoa que chegar a uma UBS é atendida no sistema. Depois, se for privatizado, quem pagar tem o atendimento, quem não pagar não terá.

Portanto, o decreto acelera o processo de privatização dos serviços de saúde do país e tem como objetivo acabar com o SUS, que foi criado na Constituição de 1988 como um sistema que abrange o rico, o pobre e atende e trata todo tipo de doença. Vale ainda lembrar que a Constituição Federal proíbe qualquer terceirização de atividades fins do governo como Saúde, Segurança e Educação.

Nós, do Sindicato Químicos Unificados não aceitamos esse tipo de abuso! Somos contra a privatização do SUS. Estamos juntos com todos os movimentos sociais, centrais sindicais, federação e organizações de luta na mobilização para derrotar mais essa medida perversa e genocida desse governo de desmandos. #ForaBolsonaro

Defendemos a vida acima do lucro. Por isso, precisamos nos unir para lutar contra a política de morte desse desgoverno fascista. O SUS é um direito constitucional de todas as trabalhadoras e trabalhadores. Saúde pública universal de qualidade é dever do Estado.

Não à privatização! Só com organização e luta muda a vida!

Fora Bolsonaro e Mourão!

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados