News details

Read the full story here
hospital-unicamp

Hospital-escola referência nacional em otorrino, cirurgia de cabeça e pescoço é inaugurado

Foi inaugurado hoje (28) o Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), hospital-escola dentro da Unicamp que será referência nacional na área. A unidade terá capacidade para realizar 200 mil consultas médicas por ano, além de 88.668 exames e 4.320 cirurgias.

A obra foi paga com verba do caso Shell-Basf, fruto de 13 anos de luta dos trabalhadores, através do Sindicato dos Químicos Unificados e ATESQ. Luta que beneficiou 1.058 trabalhadores que foram afetados por substâncias tóxicas na fábrica de pesticidas que pertenceu à Shell e à Basf em Paulínia, em um caso que ganhou repercussão nacional.

“Este é o último equipamento público construído com os recursos do dano moral coletivo do processo conhecido como Caso Shell/Basf, o MPT repassou 31,5 milhões para construção do Instituto oriundo desta vitória. Esta é uma forma de retornar à sociedade os valores despendidos pela saúde pública no tratamento das vítimas da exposição indevida.” destaca o advogado do processo e do Sindicato Químicos Unificados, Vinicius Cascone.

O instituto é o maior investimento na área de saúde da universidade em 30 anos. O hospital foi construído em uma área total de 11 mil m² ao lado do Hospital de Clínicas (HC). É sempre bom lembrar, isto só foi possível porque trabalhadores e trabalhadoras junto a sua entidade de classe ousaram lutar.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados

Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco